junho de 2015

NINA VIEIRA # ARTISTA CONVIDADA EDIÇÃO ZER016

Redação

 

 

 

fotos Nina Vieira

 

 

 

 

 

A edição zer016 da revista O Menelick 2° Ato apresenta em suas páginas iniciais um conjunto de duas imagens da série Odoyá!, da fotógrafa Nina Vieira. Aqui, desfrutando da fartura espacial proporcionada pela web, além de exibirmos outros registros que integram a poética série de fotografias, publicamos também um sensível texto onde Nina, na companhia da também fotógrafa Isabella Santos, narra a cósmica experiência de participar das homenagens que cercam a tradicional Festa de Yemanjá, em Salvador, na Bahia.

 

 

 


 
 

 

 

Este é um excerto sobre o ensaio fotográfico produzido no discorrer do dia 2 de fevereiro de 2015, na Festa de Yemanjá – Salvador, BA.

 

Escolher algumas fotografias para compor esse ensaio pareceu um desafio maior do que tentar entender tudo o que se pode presenciar numa viagem soteropolitana. Imagine só, na data em que tantas pessoas levadas pela fama da festa ou pela virtuosa fé, decidem molhar os pés na água da Bahia de Todos os Santos a fim de entregar à Rainha do Mar – e das chagas daquela gente e minha – flores, perfumes e segredos. Odoyá!

 

Ouvir os sons dos tambores, berimbaus, palmas e cantos, dos motores de barco e do quebrar das ondas, fazem o coração sair do lugar. Buscar outros corações distantes. É um pouco disso que se vê passar ali. Ao molhar os pés, é como se os mesmos quisessem fingir naufrágio, como se disso precisassem para cruzar o mesmo Atlântico que outros nossos pedaços cruzaram antes.

 

Presentear Yemanjá é saudar o mesmo povo que deixou um pouco de suas almas, histórias e amores no mar. Mas o que cruzou, o que se achegou, firmou bem. E nessas fotos, a firmeza de pensamento ou dos olhos é na própria luz, que diz sobre o que passa. E o que não passa. Afinal, na terra de tantos santos, há muito de fluido, de véns e de vais. De saudações e de cheiros, de sabores e de intensidades, de cores e de fluidez, de sons e de dores, de fé e de alegria e, de reverência, que marcam o movimento dos corpos e das águas desse ensaio perfumado.

 

 

 

 

 

A Revista O Menelick 2º Ato é um projeto editorial de reflexão e valorização da produção cultural e artística da diáspora negra com destaque para o Brasil.